Saúde mental
Comemorações e homenagens no Espírita
Entidade foi fundada em 1948 com grande mobilização municipal
Gabriel Huth -
A manhã desta quarta-feira foi de homenagens no Hospital Espírita de Pelotas (HEP). Em dezembro, a instituição completa 70 anos de fundação e a cada mês algum evento é realizado no local. Ex-presidentes receberam bottons e certificados com agradecimentos pelos serviços prestados. O ato também contou com a plantação de um ipê e instalação de uma pedra no jardim com uma placa de homenagem às pessoas que já integraram a direção da entidade. O HEP é referência regional na saúde mental e atende 22 municípios da região sul do Estado.
Integrante da comissão que organiza as festas, dona Maria Emilia Nunes Tavares, conta que a festa começou ainda em dezembro. “Como estamos completando 70 anos e é uma data muito significativa, pensamos em estender a programação e fazer um evento a cada mês com a comunidade e nossos pacientes”, explica. Em dezembro, foi realizado um abraço coletivo na instituição, que vive em constante luta por recursos. Também já foram realizado um risoto com os pacientes, tarde de cachorro quente e apresentações musicais e culturais.
Na manhã desta quarta, a orquestra sinfônica do 4ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) se apresentou para o público convidado e pacientes que acompanharam toda a homenagem. Carlos José Gomes Jardim, presidente da atual diretoria, leu um texto contando um pouco da história da instituição, fundada com a Liga Espírita Pelotense (LEP) e lembrou da doação do terreno na avenida Domingos de Almeida, feita pelo então prefeito Joaquim Duval no ano de 1948. O texto realçava a grande mobilização municipal feita pela sociedade na época para a construção do hospital, na época chamado de Sanatório Espírita de Pelotas.
No dia 12 de dezembro, data da fundação, o HEP prepara um jantar festivo que será aberto para toda a comunidade
“Que venham mais 70”
Para o futuro, o atual administrador do HEP, Tiago Martinatto, quer ampliar o atendimento privado da instituição. “Apesar de ter tido reajuste na diária SUS, poderemos arrecadar mais recursos com esta modalidade de atendimento”, projeta Martinatto. O dia, segundo o administrador, era de comemorar também pela organização alcançada. Os incentivos estaduais, com constantes atrasos do governo do Estado, estão zerados, informou Tiago. “Hoje é alegria pela data. Dia de comemorar junto com nossos pacientes que estão aqui. Que venham mais 70”, disse.
Dos quase 200 leitos para atendimento, cerca de 50 são destinados a dependentes químicos, que ficam separados entre álcool e drogas. Do total, 160 funcionam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 39 são particulares ou através de convênios de saúde. O HEP conta hoje com cerca de 230 funcionários.
Concurso para Hino do HEP
Até o dia 31 de agosto, o Hospital Espírita receberá inscrições para o concurso para a escolha do seu hino próprio. Interessados podem ler o regulamento e conhecer os critérios para participação no setor de recursos humanos do HEP ou na página do Facebook.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário